sábado, 3 de outubro de 2009

Novo paradigma

A Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), composta pelas Coordenadorias Especiais da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, da Diversidade Sexual e de Pessoas com Deficiência, nasce com o desafio de criar na cidade de Fortaleza uma ambiência de direitos humanos, desmitificando a crença de que os direitos humanos só são válidos quando da defesa de bandidos.

Considerando que todas as pessoas têm que ter garantidos ``a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho``, a prefeita Luizianne Lins criou a SDH para desenvolver as políticas de direitos humanos de forma transversal e integrada, assessoradas e monitoradas pelas coordenadorias especiais que a compõem. Afastando-se do paradigma da assistência social, ficam fortalecidas as políticas específicas de cada coordenadoria, a partir da compreensão desta gestão de que todas unificam as políticas de direitos humanos e, como tal, devem ser desenvolvidas e implementadas.

A Coordenadoria de Pessoas com Deficiência assume a responsabilidade de fazer conhecer e desenvolver a Política Pública Municipal de Atenção às Pessoas com Deficiência (Padef), elaborada pela Comissão de Políticas Públicas Municipais para Atenção às Pessoas com Deficiência (Compedef), através de assessoramento, monitoramento e fiscalização das políticas públicas a serem implantadas em Fortaleza em diversas áreas.

Ainda são muitas as dificuldades que a atual gestão terá que enfrentar para promover a inclusão econômica e social das pessoas com deficiência em nossa cidade. Avançamos, a passos lentos, firmes e bastante significativos. O protagonismo das pessoas com deficiência na construção da Padef e na coordenação das ações voltadas para a inclusão social das pessoas com deficiência é algo singular na história da gestão municipal e, quiçá, do país.




Nadja Soares de Pinho Pessôa - Titular da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência.

Um comentário: